Encadernação do fotolivro realizado por Maria Navarro
- Julia Maria Pellicciotti
- 4 de jan.
- 3 min de leitura
Quédate, yo guardo carícias que tu no conoces, de Maria Navarro

FotoLivro: Quédate, yo guardo carícias que tu no conoces, de Maria Navarro
Novembro, 2024
Conheci Maria Navarro através de um amigo muito querido.
Um dia cedo, Maria escreve numa mensagem: "Uma pergunta: você é a Julia que trabalha com encadernação artesanal?", "Sim sou eu. Ateliê Urucum - Encadernação Artesanal". E ela responde: "Bora conversar? Estou fazendo o boneco do meu fotolivro e buscando alternativas de encadernação!".

Imagem - Maria Navarro
Maria me explicou que queria um livro com abertura de 180graus - meu tipo favorito de estrutura. No início da nossa conversa imaginei que ela precisava de um tutorial para fazer a costura por conta própria, mas com o desenrolar da conversa entendi que ela queria uma ajuda mais concreta. Maria pediu para eu fazer a costura do seu fotolivro realizado durante curso A forma do fotolivro: conceito e materialidade, com Andressa Ce. e Vitor Casemiro, realizado no Galpão Comum, no segundo semestre de 2024.
Durante nosso encontro conheci seu projeto e conversamos sobre algumas possibilidades de encadernação. Levei alguns dos meus cadernos para tornar nossa conversa mais palpável e para podermos decidir a estrutura do livro. Também levei algumas linhas para ela poder vizualizar o livro e escolher o que estava mais de acordo com o seu projeto. Ela gostou da linha de linho marrom. Que de fato combinou bastante com a composição de cores do seu foto-livro. A princípio seria um fotolivro de capa dura, mas durante nossa conversa achamos mais seguro, pela limitação de tempo, fazer com capa flexível.

Imagem: Maria Navarro
Maria tinha um projeto lindo nas suas mãos, contei que seria minha primeira vez fazendo este tipo de trabalho, e ela quis embarcar.
Este foi um trabalho repleto de aprendizagens, pesquisa e novos manejos técnicos. Foi muito interessante poder dar estrutura para o livro por meio da costura. E amei conhecer as fotografias com a lentidão que a costura do papel nos impõe. Tive tempo para olhar e me deleitar com cada imagem. As imagens foram impressas em um papel de alta alvura opaco. As fotografias revelam paisagens, lugares, detalhes e instantes. A cada virar de página uma cor, uma textura, uma poesia. O jogo de contraste de cor e de significado, a exaltação de momentos efêmeros que são capturados pela fotografia. Tudo perpassava meu olhar e pensamento. Sorria.

Foto: Maria Navarro
Ao mesmo tempo, me mantive atenta aos aspectos têcnicos da encadernação.
Fizemos dois livros (2 cópias). Neste percurso, aprendi sobre a furação das páginas de um livro já impresso para garantir a estrutura e o alinhamento dos cadernos, e cuidei da tensão da linha. Também encontrei formas para manejar um livro com dimensão maior do que costumava trabalhar. As fotos do processo foram tiradas as pressas, a noite, mas valem como forma de documentação e memória. Arte Ampliada fez a impressão das imagens e refilou os dois cadernos! <3




Maria estava perto durante todo processo, contando o que imaginava e apontando o que precisava ser aprimorado para o próximo fotolivro. Sempre sincera e cuidadosa. Entusiasmada, vibrante e alegre. Ficamos felizes com o resultado.
Muito obrigada Maria por embarcar nessa aventura comigo. Foi maravilhoso conhecer paisagens a partir do seu olhar.
Referências:
Fotolivro: Quédate, yo guardo carícias que tu no conoces por Maria Navarro
Site: www.marianavarro.co
Arte Ampliada - impressao e refilamento dos cadernos
Curso A forma do fotolivro: conceito e materialidade, com Andressa Ce. e Vitor Casemiro, realizado no Galpão Comum, no segundo semestre de 2024.